Ação social integrada da gestão municipal atende pessoas em situação de rua

• Atualizado há 3 anos ago

“Esta semana eu resolvi sair do Marajó e tentar uma vida melhor aqui em Belém. Lá no Marajó eu estava tendo problemas com minha família. Hoje faz dois dias que estou morando na rua, por isso vim aqui na ação saber mais sobre os abrigos que possam me acolher”, contou o jovem Wesley Santos, 18 anos, uma das pessoas em situação de rua, que buscou atendimento na ação social integrada da Prefeitura de Belém, na tarde desta quinta-feira, 19, na praça Waldemar Henrique.

O evento, que é alusivo ao dia Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado todo 19 de agosto, foi realizado por diversos órgãos da gestão municipal. Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas na ação.

Vida ‘dura’ nas ruas

A auxiliar de cozinha, Daniele Ferreira dos Santos, apesar de não viver mais em situação de rua há aproximadamente um ano, conta que já viveu essa realidade durante quatro anos.

Ela garante que viver nas ruas é triste e muito duro. Daniele informa que viveu nas ruas após a morte da mãe, seguida de seu envolvimento com o uso de drogas. “Ações como essa é ótimo, deveria ter mais. Essa população precisa bastante e até incentiva eles a saírem da rua”, afirma.

Daniele buscou a ação social para realizar inscriçao no Cadastramento Único (CadUnico), por meio da Fundação Papa João XIII (Funpapa), uma forma de conseguir benefícios, como o Bolsa-Família, para seu filho, Yuri dos Santos, de 7 anos.

Esse e outros serviços foram ofertados na ação na praça, que teve como público-alvo as pessoas que vivem em situação de rua na cidade.

Além da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a ação contou com a Secretaria de Educação (Semec), de Esporte e Lazer (Sejel), de Habitação (Sehab), Guarda Municipal e Fundação Papa João XIII (Funpapa).

Foram ofertados durante toda a tarde os serviços de acolhimento psicossocial, aconselhamento, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de preservativos sexuais, curativos, vacinação, atividades de esporte e lazer, educativas e de contação de histórias.

Funpapa lidera a ação integrada

“A população de rua, que foi por muito tempo esquecida e ignorada em nossa cidade, em nossa gestão é uma das populações prioritárias. Vamos buscar todas as alternativas possíveis para ofertar oportunidades e políticas públicas para que possam superar esse momento difícil de suas vidas”, afirma a diretora de Assistência Social Básica e Especial da Funpapa, Danielle Santa Brígida.

Agentes de Bem-Estar Social

Como parte da programação integrada, que marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Belém, através da Sesma, apresentou as dez pessoas que viveram em situação de rua, que foram treinados e que agora fazem parte do quadro de Consultório na Rua, atuando como agentes de bem-estar social.

A jovem Stefany dos Santos, 22 anos, conta que viveu por cerca de três anos na rua, mas que agora está vivendo há sete meses em um abrigo. “Espero que assim como eu tive essa oportunidade de começar a trabalhar, outras pessoas de rua possam ter. Isso para mim é gratificante, uma experiência surreal que estou vivendo”, informou, emocionada.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é realizado todo dia 19 de agosto. A data ficou conhecida pelo “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas, quando dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. O fato causou comoção internacional, o que fomentou a criação do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), que se mobilizou para abordar de forma mais organizada a temática.

Texto: Fabricio Lopes