O Projeto de Habitação da Vila da Barca foi idealizado ainda nos anos 2000 com a proposta de construção de unidades habitacionais, com intervenções de saneamento, construção de reservatório de distribuição de água, praças, museu, cooperativa, centro cultural, feira/mercado, quadra poliesportiva e orla panorâmica.
A intenção da Prefeitura de Belém é mudar para melhor a vida de centenas de famílias da área, com melhores condições de moradia e infraestrutura urbana, além de promover geração de renda, atividades culturais, esportivas e de lazer para a comunidade local.
Em 2007, o projeto beneficiou as primeiras famílias com a entrega de 136 unidades habitacionais, a partir da conclusão da primeira etapa de obras. Outras duas etapas seguem em andamento de forma simultânea.
Atualmente, o projeto é uma das prioridades da gestão municipal de Belém, com a adoção de esforços conjuntos de órgãos municipais para a conclusão e entrega das obras, com previsão de entrega de 202 moradias até o final de 2023, para atender famílias que aguardam há mais de 10 anos pela casa própria.